Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Moreninha

A moreninha constitui-se numa pequena revolução literária no Brasil imperial, inaugurando o romance brasileiro e até hoje é reeditado como relativo sucesso e ainda lido com prazer.
Essa obra conta a história de dois jovens, Augusto e Carolina, que se conhecem aidna crianças em uma praia. Nesse primeiro encontro, juram amor eterno e como prova de fidelidade, trocam dois breves, um branco e um verde.
Anos mais tarde, já cursando Medicina no Rio de Janeiro, Augusto, que tem fama de inconstante, faz uma aposta com amigos: se premancecer apaixonado pela mesma moça durante um mês, escreverá um romance. Ao visitar a casa da avó de um colega, conhece a irmã do rapaz, também chamada de ‘’a Moreninha’’. Ela é Carolina de sua infância, mas ele não reconhece.
Muitas peripécias interferirão no destino dos jovens apaixonados, até que em uma cena emocionada, Carolina dá um breve a Augusto, para ajudá-lo a encontrar a menina a quem ele jurara amor eterno e pedir que o libere da promessa. Quando abre o breve, o rapaz descobre que Carolina era a menina da praia. Com o reconhecimento, está aberto o caminho para o final feliz dos dois protagonistas.







“Quanto aos homens ... Não vale a pena!... vamos adiante.
                                 (Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha. Capítulo III)

Download da obra: A Moreninha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário