Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Senhora - José de Alencar

Os protagonistas de Senhora são Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Apaixonados na juventude, acabam se separando por problemas financeiros.Seixas aceita dote para ficar noivo de uma moça mais rica, Adelaide Amaral. Quando recebe uma grande herança de seu avô, Aurélia resolve vingar-se da humilhação que foi submetida por Seixas. Decide casar-se com o rapaz e, para tanto, ‘’compra-o’’ com um dote de 100 contos de réis.
Alencar através de Aurélia faz uma grande crítica à sociedade da época: é independente, capaz de cuidar da própria vida e até mesmo de gerir sua fortuna. Mas se vê obrigada a atender às exigências da sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. A crítica, porém, não apaga a história de amor. Pelo contrário, é o amor que sente por Aurélia que desencadeará a transformação em Seixas.

‘’O mundo tem o direito de exigir de mim a dignidade da mulher; e esta ninguém melhor que o senhor sabe como a respeito. Quanto a meu amor não devo contas senão a Deus que me deu uma alma, e ao senhor a quem a entreguei.’’
(José de Alencar. Aurélia Camargo – Senhora)

Download da Obra : Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário